Blog Ian Albuquerque

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

L´enfant terrible - Alexander McQueen , Il Divo De la Moda!


Como não poderia de deixar de falar desse estilista, Um Deus da Arte na Moda que é Alexander McQueen e sempre será lembrado por suas criações, consideradas por muitos, estranhas, loucas, bizarras, mas com um verdadeiro toque de classe, requinte, suas peças chamam a atenção ao entrar na passarela, como uma hipnose coletiva, extasiados, sem compreender muitas vezes a leitura desse Gênio, um mix de loucura e insanidade, suas obras estão muito além da Moda concebida sem pecado; ele ousava em usar os sete pecados capitais, a fúria, a demência, o estranho, o certo e o errado sem concepção, um verdadeiro artista que se foi em matéria, mas estará sempre presente na História da Moda Mundial.




Em 17 de Março de 1969 nascia o menino prodígio que desde pequeno, já exercia um fascinio incomum para a Moda, fazendo peças para suas irmãs, percebeu que seu objetivo era ser um nome conhecido, aclamado por pensar e fazer seus desenhos sóbrios, diferente de outros que seguiam a um padrão que o periodo não permitia. Decidiu então abandonar a escola e se dedicar a sua arte, estudar e aprender muito para ser um costureiro/estilista de sucesso. Foi então edificando seus conhecimentos sendo assistente de muitos estilistas/designers famosos, passou tempo na França, aprendendo a haute-couture, na  Itália obteve vasto conhecimento sobre o acabamento italiano. Decidi então retornar a (Londres )Inglaterra e completar seu curso de de Mestrado em Design de Moda na excelente e tradicionalíssima, Saint Martin Collegge of Art and Design, onde produziu sua primeira coleção, a qual fora comprada pela grande estilista, amiga e musa inspiradora, Isabella Blow( que suicidou-se por envenamento em 2007). A partir de então, o Design britânico trabalhou em ateliês de alfaitarias famosos com clients como Mikhail Gorbachev e o prícipe Charles , desde então surgindo com toda a glória e esplendor, exibindo um outro estilo de fazer roupas, apresentado em verdadeiros desfiles, shows / performances, com temas exoticos/eróticos e estrambóticos , com combinações fortes, extravagantes e ao mesmo tempo impetuosas, estilosas e com personalidade, tendo como "carro chefe", cores e estampas, que marcam em todas as suas coleções. Vejam algumas de suas obras:












Na França tinha um codnome de "O menino terrível" L´enfant terrible, na Inglaterra, conhecido como " Hooligan " cruel e brutal, assim, chamavam as pessoas que não sabiam interpretar sua arte, seu modo de falar, reivindicar por algo, através de suas criações. Mesmo assim, desafiador, ganhou quatro vezes o prêmio : British Designer of the Year e tambem o titulo de Commander of the British Empire, o qual fora entregue pela propria rainha.



Varias personalidades, famosos e celebridades foram vestidas por McQueen, dentre elas, temos:


Bjork

Janet Jackson

Drew Barrymore

Kristen Dunst

Lady GaGa

Jessica Parker

David Bowie

Lady GaGa

E uma triste e inaceitavél noticia toma conta dos jornais e tablóides: McQueen é encontrado morto em seu apartamento ( 11 de Fevereiro aproximadamente as 10h ) com causa mortis, o suicídio! Uma noticia lamentavél, uma imensa perda para os que o admiravam, que o adoravam...em fim para os que fazem e seguem a Moda. No enterro tiveram a presença de varios artistas, como:




Em relação à sua carreira, podemos dizer que foi do tipo meteórica: em menos de 10 anos McQueen tornou-se um dos estilistas mais respeitados do mundo. 
Alexander McQueen foi o sucessor de John Galliano na grife Givenchy e já assinou os looks de inúmeras estrelas como Björk, Beyoncé, Fergie, Rihanna, Janet Jackson, Mary J. Blige, Lady Gaga, Naomi Campbell, Sarah Jessica Parker, Cameron Diaz, Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anna Paquin, Katie Holmes, Michelle Obama e até o Príncipe Charles. . Em outubro de 1996, foi nomeado Designer Chefe do francês Givenchy Haute Couture. Em dezembro de 2000, 51% de Alexander McQueen foi adquirida pelo Grupo Gucci, onde trabalhou como Diretor Criativo. As coleções incluem moda pret-a-porter masculina e feminina, bem como acessórios e fragrâncias, com lojas próprias em Nova York, Londres, Milão, Las Vegas e Los Angeles.

McQueen transcendia e não seguia as  regras e fazia tudo do seu jeito, inspirava-se em tudo, no lixo, na loucura, no ser humano, em sonhos e na fantasia. Sua genialidade é fácil de ser entendida e compreendida, porem, difícil para pessoas que não conseguiam ver, sentir a essencia do verdadeiro McQueen, o poeta, o moderno, o futuro. Como falei antes, por muitas vezes percebi que suas mensagens  referiam-se a sociedade falsa, com fragmentos de pecados, individualista e consumista que estamos vivendo e sobrevivendo atualmente. Para mim a verdadeira moda estar aos poucos deixando de existir, tornando-se efêmera, onde sempre surgi novas idéias, loucuras, que surgem e passam rapidamente. Quero ver até onde vai o homem para manter sua criatividade, sem perder o equilibro , o foco. Ele soube muito bem interpretar isto, e talvez tenha sido por isto que sua angústia, talvez pela a perda de sua base, sua referencia como ser humano ( sua mãe ) tenha sido mais forte que seu desejo de viver. Meus sinceros sentimentos!


Para sempre!

4 comentários:

  1. Para Sempre como fecha a matéria pessoas passam por aqui e deixam histórias como a de McQueen polêmico ou não é para sempre.

    ResponderExcluir
  2. agradeço humildemente à vc Antonio! muito obrigado! e vc Jafet já é da casa! rrssss bjsss

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu blog... quando entrei e vi esta homenagem ao maior visionário e artista do séc.XX, fiquei muito feliz e comovido como sempre- parabéns

    ResponderExcluir