Blog Ian Albuquerque

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ovos de Pascoa, não só de chocolates, mas, de Arte.


Seja desde uma pintura mais simples e engraçada a uma pintura tradicional, detalhada, abstrata e finalizada, os ovos de Páscoa tem feito a alegria não somente de crianças, mas, tambem de adultos colecionadores que veneram esta maravilhosa arte da pintura em objetos pequenos ou grandes como ovos de avestruz. Sem esquecer de falar da riqueza de detalhes das bonecas polonesas e a arte do Pysanky, os ovos são pintados com a técnica de cera derretida, super trabalhosa, mas, eficiente na finalização.






Atualmente confeiteiros, os famosos cook artists, criam varios tipos de ovos de chocolate que acompanham vários complementos ( recheios ) que deixam os ovos mais gostosos e belos, com sabores variados para agradar o mais simples até mais requintado paladar.



Páscoa

A história é bastante conhecida por nós todos: e encontra-se relatada no livro de Êxodo. Resumindo: O povo hebreu estava no Egito vivendo como escravo, então Deus manda Moisés falar com Faraó para que liberte o povo hebreu, coisa que o Faraó nega, e no decorrer da dureza de Faraó Deus manda dez pragas, até que no momento de chegar a décima praga, que seria a morte de todo primogênito do Egito. 
Deus sempre poupou o povo hebreu dos efeitos das pragas, sem nenhuma ação do povo, porém nessa praga seria necessário o povo hebreu fazer alguma coisa para evitar a morte de seu primogênito, que seria a celebração da Páscoa, essa celebração consistia, de forma resumida, em comer pães sem fermento, ervas amargas e do sacrifício de um cordeiro, cujo sangue deveria ser passado nos umbrais da porta, para que o anjo da morte não entrasse na casa, isso eu escrevo de forma resumida, porém é bom você verificar tudo no texto de Êxodo 12, que você terá muito mais detalhes.
E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto?
Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou. Êxodo 12:26

Até hoje o judeu comemora a Páscoa dessa forma, comendo pães ázimos e ervas amargas, também a comemoração em data diferente da nossa, pois a Páscoa segue um calendário católico, porém o calendário judeu é diferente e as datas também.
Então a palavra Páscoa vem do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem. Passagem do anjo da morte sobre a casa dos hebreus e passagem da escravidão para a liberdade.





O peixe - A palavra grega para peixe é ICHTYUS e as suas cinco letras formam o acróstico grego com a frase: Jesus Cristo, de Deus, o Filho, Salvador.

I esous - Jesus
Ch ristos - Cristo
T heos - Deus
Hy os - Filho
S oter – Salvador




Feliz Páscoa!

Um comentário:

  1. Quando era criança sempre pintavamos os ovos de galinha vazios para depois colocarmos amendoim doce. Gostaria de mostrar como fazia pra minha filha, mas não lembro qual era a tinta que usavamos, vc poderia me ajudar nisso??? Obrigada
    cristi_athayde@hotmail.com

    ResponderExcluir