Blog Ian Albuquerque

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Mundo Jurassico no North Shopping


O visitante antes de observar as replicas, permanece na sala de vídeo , onde é exibido um curta-metragem sobre origem do dinossauros. Logo em seguida, tem inicio a visita ao Mundo dos Gigantes da Pré-história.




A escala do tempo geológico é um cronograma baseado em grandes eventos geológicos que marcaram a formação do nosso planeta e da vida contida nele, até chegarmos aos dias de hoje. 

Considera-se que o planeta tenha cerca de 4 bilhões e 600 milhões de anos. Estima-se que a vida tenha iniciado depois de 600 milhões de anos, com o resfriamento da Terra.



Era do Paleozóico, ou Era Primária:

Acredita-se que esta Era teve início há aproximadamente 542 milhões de anos, e durou 300 milhões de anos.  
Nela surgiram diversas formas de vida, como grandes grupos de invertebrados. Os animais viviam predominantemente no ambiente marinho. Também surgiram grandes florestas, insetos, anfíbios e repteis.


Era Mesozóico, ou Era Secundária:

Teve início há 251 milhões de anos, e durou 140 milhões de anos. É a Era conhecida pelo aparecimento, domínio e desaparecimento dos dinossauros, e é dividida em períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Também foi neste período que o grande continente do planeta, chamado de Pangéia se dividiu lentamente, formando aos poucos continentes menores.

  • Período Triássico: Quando surgiram os primeiros dinossauros, bem como mamíferos e ovíparos.
  • Período Jurássico: Quando formas de vida “maiores” que viviam nos mares eram os peixes e repteis marítimos. Na terra, grandes saurópodes, apatossauros, diplotossauros entre outros reinavam. No ar, os pterossauros também eram comuns.
  • Período Cretáceo: Neste período os dinossauros atingiram o seu ápice, mas também entraram em extinção. Após a queda dos dinossauros, houve a diversificação dos mamíferos e das aves, além de surgimento plantas com flores.
Era Cenozóica, ou Era Terciária e Quaternária:
Este período começou há 65 milhões de anos e se estende até o dias de hoje, e nele surgiram os primeiros ancestrais do homem. Nesta Era a Terra tomou sua forma atual, após intensa atividade vulcânica que formaram grandes maciços montanhosos no mundo, a exemplo dos Andes, Alpes e o Himalaia. Também foi neste período que ocorreu a época da Glaciação, também conhecida como Idade do Gelo no hemisfério norte e sul (no último em proporções menores). 
Os animais sofreram grande evolução, chegando a serem hoje os seres complexos e avançados que conhecemos. 


A Extinção dos Dinossauros:

A extinção dos dinossauros se deu na no final do período Cretáceo, e a teoria mais aceita para explicar este acontecimento é a queda de um meteorito de dimensões gigantescas no México, na Península de Yucatán no mar do Caribe. Este meteorito causou um impacto estrondoso, com a força comparável a um arsenal atômico. Uma violenta rajada aérea varreu o planeta em minutos, e uma onda de choque e gás quente se espalhou pela superfície da Terra. Uma grande nuvem de gás encobriu o planeta, se estendendo por toda a atmosfera. Esta mudança climática interferiu diretamente na fotossíntese dos seres fotossintetizantes, que morreram e com isso quebraram a cadeia alimentar. Aos poucos os répteis gigantes sucumbiram a este efeito devastador.






As replicas são perfeitas e emitem sons que assimilam seus rugidos e gurnidos que chegam a assustar, como se estivéssemos numa floresta... as crianças irão adorar!












E para a alegria dos pequenos, podem posar para fotos sentindo a sensação de ser um filhote e/ou domar um dinossauro e leva-lo pra casa ( a foto ).






Ian Albuquerque

Fonte do texto histórico: site do mundo jurássico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário